🇰🇷 Gerações do K-POP: Parte 1! [1ª e 2ª geração]

Hoje em dia, o K-POP é mundialmente conhecido mas você sabia que existem 5 gerações (até o momento) desse gênero musical? Pois é, e você está preste a ler um compilado de todas essas gerações a seguir. Mas antes, você sabe como surgiu o K-POP? Ele foi uma influência estrangeira desde o início, quando a Coréia abriu suas fronteiras comercias ao Japão, pegando até o termo “Idol” de seus vizinhos que o usam desde 1970, mas foi só na década de 1990 que os artistas pop do país incorporaram em sua música, os estilos de música estadunidenses populares como raprock e techno e foi ai que surgiu o grupo Seo Taiji & Boys que mudou toda a historia musical coreana, dando inicio a 1º geração do K-POP.

 

1º Geração do K-POP (1992 – 2000)

Depois de toda uma era de baladas e cantores de trot, musica mais tradicional coreana, em 1992 surge Seo Taiji & Boys com a música “Nan Arayo” com batidas inspiradas no gênero new jack swing, letra de rap otimista e refrão cativante, que conquistou a audiência coreana tornando-se assim, ícones da nação.

Em 1995, o produtor musical e cantor Lee Soo-man fundou a empresa de entretenimento, S.M. Entertainment. Em 1996, o ex-integrante do Seo Taiji & Boys, Yang Hyun-suk, fundou a YG Entertainment, assim como o também cantor Park Jin-young, que por sua vez fundou a JYP Entertainment em 1997.

Inspirados em Seo Taiji and Boys, diversos grupos de idols foram formados neste período, a fim de suprir a demanda crescente vindo do público adolescente, a SM lança o H.O.T. em 1996, o girlgroup S.E.S em 1997 e o Shinhwa em 1998. Em contra partida, a DSP Media lança o Sechskies em 1997 para bater de frente com o H.O.T. e o girlgroup Fin.K .L., em 1998, contra as S.E.S. No mesmo ano, a YG lança a dupla de hiphop Jinusean e em 1999, a JYP lança o g.o.d, que faz um sucesso estrondoso com letras criticando a sociedade coreana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Essa geração ficou marcada por ter muitos grupos explodindo mas ainda sem um sistema e uma técnica instalada, isso se observa pela qualidade vocal de alguns grupos.

Outros grupos e solos em destaque dessa geração são: Roo’Ra, Baby VOX, Lee Junhyun, Uhm Junghwa, TURBO, Diva, NRG e Deux.

 

2º Geração do K-POP (2001 – 2008)

Durante o início dos anos 2000, grupos idols que haviam experimentado um intenso sucesso na década de 1990, estavam em declínio. Neste período, cantores solo como BoA (SM) e Rain (JYP) foram lançados e destacaram-se em popularidade, com BoA tornando-se a primeira artista do país a alcançar o primeiro lugar na parada da Oricon no Japão, dando inicio a onda Hallyu, que refere-se a popularidade da cultura sul-coreana em outros países.

original.gif

Essa geração é marcada pelo inicio do sistema “Idol” e a evolução aprimorada de grupos duradouros. Após suas estreias em 2003 e 2005, respectivamente, o TVXQ e SS501 marcaram o ressurgimento de grupos de idols no entretenimento sul-coreano e o crescimento do K-POP como parte da Hallyu. Também em 2005, a SM lança o Super Junior, um super grupo com 13 membros e em 2006, a YG lança o BIGBANG.

E finalizando com chave de ouro, temos a volta dos girlgroups em 2007, com os lançamentos do Girls’ Generation, Wonder Girls e do KARA.

giphy (2).gif

Outros grupos de destaque dessa geração: Jewerly, Lee Hyori (Ex-Fin.K.L), Brown Eyed Girls, Fly to the Sky, NELL, BUZZ, FT. Island, Epik High, PSY.

Essas duas gerações consolidaram o sistema trainee e colaboraram para o avanço e estabilidade das próximas gerações.

Fique ligado para saber mais sobre as 3ª, 4ª e 5ª gerações, na segunda parte deste post!

 

Esta matéria também foi publicada no site do MIDIORAMA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s